Como o coronavirus pode afetar o mercado do Turismo

Por 5 de fevereiro de 2020 Ponte Aérea LVT

A disseminação do coronavírus está gerando grande impacto negativo para o turismo internacional. Milhares de chineses estão deixando de viajar pelo mundo, por conta da situação de emergência global. 

Por conta do coronavírus, a China proibiu excursões e vendas de pacotes de hotel e voo. A suspensão já está provocando impacto em dezenas de destinos ao redor do planeta. A China é o maior mercado mundial de viagens de ida e volta, passando de 4,5 milhões de viajantes, em 2000, para 150 milhões de pessoas, em 2018.

Até agora, 22 empresas aéreas internacionais cancelaram voos para a China continental, por causa da epidemia de coronavírus. A maioria é de empresas asiáticas e europeias. Nenhuma empresa brasileira opera voos para o país, apenas a Latam oferece voo em parceria com grupos internacionais.

Além da China, outros 24 países nos quatro continentes já registraram casos de coronavirus. A epidemia já atingiu mais de 20 mil pessoas e deixou mais de 400 mortos. O Brasil investiga 14 casos suspeitos, de acordo com o Ministério da Saúde. Nenhuma infecção foi confirmada por enquanto. 

Orientações 

Com o aparecimento dos casos de doença respiratória causada pelo coronavírus na China, o governo brasileiro vem adotando medidas de preparação, orientação e controle para um possível atendimento de casos suspeitos no país. 

Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva no ministério da Saúde para tratar sobre os novos múmeros e da retirada de brasileiros da região afetada pelo coronavirus, na China Sérgio Lima/Poder360 03.02.2020| Sérgio Lima/Poder360 00.02.2020

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, desaconselhou que brasileiros viajem à China, exceto em caso de “estrita necessidade”. Os aeroportos estão veiculando desde o dia 24/01/2020 avisos sonoros da Anvisa sobre o coronavírus. A mensagem, com duração de um minuto, alerta sobre os sintomas da doença e informa sobre medidas para evitar a sua transmissão.