Não é preciso cancelar viagens neste momento, explica infectologista

Por 10 de março de 2020 Coronavírus

Com a proliferação do coronavírus, muitas pessoas que possuem viagens marcadas para fora do Brasil se perguntam se é preciso cancelar ou remarcar seus compromissos. A orientação do infectologista e coordenador do Centro de Gestão do Coronavírus no Estado de São Paulo, David Uip, é que não há motivos para isso. 

“Nós seguimos as orientações das autoridades públicas, e nesse momento não há coibição de ida ou vinda por nenhum meio de transporte, nem via aérea, nem via marítima”, esclarece Uip. “Vamos ficar atentos às atualizações desses órgãos, pois confio plenamente no trabalho deles.”

Uip faz um alerta apenas em relação à China. “Lá é o epicentro do vírus, e não há motivos para correr o risco em um país superpopuloso que está parado por conta do novo coronavírus. De resto, basta ter bom senso e pode viajar e tomando as precauções habituais: proteger a boca e nariz com um lenço ao espirrar e tossir, descartar o lenço e lavar bem as mãos frequentemente, alimentar-se adequadamente e ter boa hidratação”, completa.

Segundo o infectologista, estamos diante de um processo viral semelhante a todos os outros, como o Influenza, a gripe comum, e esse é o momento de buscar a informação de fontes confiáveis. “O pânico é gerado pelas notícias falsas. Fake news são verdadeiros crimes na área da saúde”, alerta Uip. “Temos de ter tranquilidade, informar com transparência e continuar o dia a dia, continuar a rotina de trabalho, as viagens…”

Acesse o link, e entenda o Coronavírus (Covid-19)Acesse o link, e entenda o Coronavírus (Covid-19)