São Paulo e Rio na disputa pelo Carnaval 2020

Por 29 de janeiro de 2020 Ponte Aérea LVT

A cidade de São Paulo pode se orgulhar de ter passado o Rio de Janeiro no carnaval. Pelo menos no que diz respeito aos destinos mais buscados neste período. A reviravolta no reinado da folia aparece num levantamento feito pela Decolar, que considera apenas as vendas de produtos de turismo com 80 dias de antecedência, por meio da própria plataforma. 

A plataforma avalia que a terra da garoa e o Rio ocupam o topo do ranking porque concentram os desfiles das maiores escolas de sambas e dos principais blocos. Já Salvador, com seus tradicionais trios elétricos, caiu este ano para a terceira posição. Apesar do segundo lugar na pesquisa, o presidente da Riotur, Marcelo Alves, afirma estar satisfeito com os números do turismo no Rio.

São Paulo, inclusive, tem muitos motivos para comemorar. De acordo com os resultados da pesquisa divulgados pela Prefeitura de São Paulo nos blocos de rua e pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo no Sambódromo, o impacto econômico gerado pelo sucesso do Carnaval de São Paulo 2019 foi de cerca de R$ 2,3 bilhões, superando todas as expectativas iniciais de movimentação financeira com turismo e, principalmente, consolidando o Carnaval como um dos eventos mais importantes para a cidade.

Rio continua na liderança

Quando levamos em conta outro levantamento – desta vez feito pelo Voopter, aplicativo brasileiro de comparação de passagens aéreas e promoções – o resultado é bem diferente. Nesta pesquisa, a Cidade Maravilhosa continua na liderança e São Paulo aparece apenas em quarto lugar – atrás de Recife e Salvador. 

Um dos motivos apontados é que na Voopter todos os períodos de reserva foram considerados. E não apenas os com 80 dias de antecedência, como no levantamento da Decolar. De qualquer forma, a verdade é que as duas cidades irão atrair multidões nesta época do ano. Seja por conta de seus blocos, desfiles ou belezas naturais.